Expectativa ou ilusão?



A maior parte das frustrações da vida é na verdade derivada de nossas expectativas, ou de nossas ilusões?
Todas as vezes que viajamos ou fazemos uma simples compra de um objeto qualquer criamos expectativas inimagináveis. Um verdadeiro superlativo da imaginação. Acreditamos com plena convicção que aquilo dentro de nossa mente é verdadeiro, o clima estará ótimo, ninguém irá amassar o carro novo, passará com facilidade naquele concurso, seu mestrado será aceito, e, o melhor de todos, não morrerei amanhã. Uma grande cilada. Temos um pavor muito grande de pensar o contrário.
Quando alguém fala, -"amanhã vai chover", já gritam de lá -"fique quieto não está vendo que está "agourando" o dia".
Não se pode aceitar dentro desta análise "ocidental" que quebrem suas "expectativas".
É claro que quanto maior a expectativa maior a frustração.
Caso você não tenha expectativas sobre suas ações e de outras pessoas, menor será sua frustração, esta atitude lhe trará mais clareza para suas atividades, pois a mente estará atenta ao que realmente acontece e não aquilo que sua mente programou para acontecer.
Então, já que a expectativa é desprogramável, curta o dia sem preocupações, simplesmente, relaxe debaixo da chuva ou debaixo do sol, o resultado será o mesmo.
Enfim expectativa é um outro nome para ILUSÃO.

Comentários

Anônimo disse…
Sabe ,pertinente sua colocação;porque a maior parte da origem dos nossos sofrimentos é não pensarmos na finitude das coisas e que o futuro é aleatório muitas vezes a nós.O que devemos fazer é preparar as nossas mentes para o inevitável: morrer.Nascemos, vivemos pouco ou muito, e morremos.A expectativa só encurta nossa vida porque vivemos na ilusão do que poderá vir a ser.Pensar na morte, não é pensar no futuro.É pensar sem temores de que ela existe e que é inerente a própria vida.Um mestre hindu uma vez disse a um pai que perdeu o filho e estava inconsolável a seguinte frase:"Pense todos os dias na morte" O homem na hora achou fúnebre a situação, mas ao passar o tempo percebeu que a ordem que imaginamos ter não existe.Filhos poderão ir antes que os pais, e todas as situações possíveis.Foi aí que acabou com suas expectativas e passou a vivenciar com extrema vontade todos os que amava a cada dia que chegava.

Anne
Bibiana disse…
Querido Prof. Paulo, muito obrigada por compartilhar esse maravilhoso texto comigo... Pois saiba que uma das minhas metas é controlar a expectativa... Enfim reduzir-lhe importância, devido à ansiedade que se cria e a pressão que põe sobre todos os acontecimentos. Não quer dizer que não deseje. Não quer dizer que não imagine, mas o objetivo é não colocar os resultados de um desejo, de uma investida, de uma ação como o bom de tudo. O bom é fazer. Não estar feito.

Parabéns! Com certeza acabaste de me proporcionar bons momentos virtuais! E se me permitir voltarei mais vezes para ler seus textos.

Abraços
Fabiana Dias
Embora há verdade nisso, mas sempre criamos expextativas porque senão fica tudo muito triste.

Postagens mais visitadas deste blog

Música de louco?

Um Conto Taoísta

Cadáver Sobre Cadáver