O que é sansara?


Durante uma conversa, o Rei Milinda (um rei grego) perguntou a Nagasena:

“Que é sansara?”


“É muito simples: aqui nascemos e morremos. Depois nascemos de novo e, de novo, morremos. Isto é sansara.” Respondeu Nagasena.


“Poderias me explicar com mais clareza pediu o rei.”


“É como o caroço de uma manga que plantamos para comer o fruto. Quando a árvore cresce e dá frutos, as pessoas os comem para de novo plantar os caroços. E dos caroços nasce uma nova mangueira, que vai dar novos frutos. Desse modo a mangueira não tem fim. Da mesma forma, nascemos aqui e morremos ali. Sansara é a roda dos nascimento que é movida pelo carma.”


“O que renasce no outro mundo?” perguntou o rei.


“Depois da morte nascem o nome, o espírito, o corpo,” disse Nagasena.


“É o mesmo nome, o mesmo espírito e o mesmo corpo que nascem depois da morte? “, perguntou o rei.

“Não é o mesmo espírito e o mesmo corpo que nascem depois da morte. Este corpo e espírito criam a ação. Pela ação ou carma, nascem outro corpo”, concluiu Nagasena.


“Ainda não compreendo. Poderias usar uma imagem para que eu possa visualizar?”, perguntou o rei.


Nagasena levou o rei até um penhasco de onde se avistava o mar.


“Veja o mar. Uma onda nasce lá na arrebentação, cresce e vem morrer na beira da praia. Ela deixou de ser onda, mas nunca vai deixar de ser mar.”



Texto do livro, Pocket Zen

Comentários

Olá Paulo, venho me desculpar pela ausencia, mas não estou bem de saude.
Estamos muito traumatizados e tristes com tudo o que aconteceu, (viste la no meu blogue)
Vim agradecer teu carinho,
e dizer que é sempre uma delicia "viajar" aqui no teu cantinho, caminhar por tuas palavras...


Bom fim de semana.
Você assistiu o filme "Samsara"?
É lindo!
Fiz uma análise dele em meu blog um tempo atrás.

Um abraço!
mariabesuga disse…
Diz tudo esse parágrafo último...

um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Um Conto Taoísta

Música de louco?

Cadáver Sobre Cadáver