A realização Direta do Caminho

Existem duas maneiras de perceber o verdadeiro corpo-mente : uma é treinar com um mestre correto e seguir seus ensinamentos, a outra é fazer zazen diligentemente. Ao ouvir os ensinamentos a mente consciente é ativada, ao praticar apenas o puro zazen prática-iluminação se unem. Se negligenciar um dos dois não atingirá a essência do Caminho de Buda.

Todos tem corpo-mente, porém as atividades e aparências variam: liderando ou seguindo, com coragem ou com medo. Perceber Buda imediatamente com este corpo-mente é a realização direta do Caminho.

Não há necessidade de mudar este corpo-mente, pois a realização direta do Caminho simplesmente significa se tornar iluminado seguindo o treinamento de um verdadeiro mestre Zen.

Seguir um mestre é não estar atado a antigos pontos de vista nem criar novos, É apenas perceber o Caminho.
(fim)


Tradução: Grupo de Estudos do Templo Busshinji, revisada pela Monja Coen,
baseada nas versões em inglês nos livros:
Zen is Eternal Life, de Rôshi Jiyu Kennett,
Moon in a Dewdrop, editado por Kazuaki Tanahashi
Zen Master Dogen, An introduction with selected writings, de Prof. Yuho Yokoi e Daisen Victoria

Comentários

Cris Tarcia disse…
Olá Paulo, sinto muita falta de mestre, alguem em que posso conversar, falar das minhas inquietações, como agora, tudo parece tão sem sentido, procuro caminhos, tenho muito o que aprender.

Um grande abraço
Cris Tarcia disse…
Paulo também adoro suas visitas, e estar aqui, obrigada pela dica, respirar, estou precisando muito. Vou usa-la com carinho.

Uma linda semana

Postagens mais visitadas deste blog

Música de louco?

Um Conto Taoísta

Cadáver Sobre Cadáver