Meu futuro é meu passado?


Me pego sempre com a questão do "Eu".
Estes dias estava lembrando de uma brincadeira que fiz juntando diversas fotos de documentos antigos, escaneei algumas e deu nisto ai em cima. Um conjunto de "eus", todas as fotos são do mesmo ser, mas não sei se são todas o que sou hoje, ou ao menos perto de ser.
As diferenças físicas são claras, e para quem me conhece pessoalmente as diferenças mentais mais ainda.
Uma pessoa só e tantos "eus".

Um deles: revolucionário de esquerda, lutando contra a burguesia opressora construindo sindicatos e organizando manifestações públicas, brigando com a tropa de choque, gritando palavras de ordem. Mas, pensando em tirar carta de motorista e comprar um carro.
Em conversas com amigos dizia que jamais colocaria uma gravata, este símbolo máximo de um burguês alienado. Um pouco mais adiante de gravata, em várias ocasiões.
Escrevendo, dirigindo e atuando em peças de teatro, fazendo cenários e iluminação.
Em outro momento morrendo de medo de não entrar numa faculdade ou de conseguir pagar as contas no final do mês, passando dias, meses por um emprego, (organizar um palanque era fichinha).
Ter tido relacionamentos acabados e se acabando por isto, (enfrentar a tropa de choque era bem mais fácil, a dor era só física).
Qual deles sou eu hoje, todos, nenhum, um pouco de cada?
Bem, bem, bem..... com certeza mais velho sempre.


Talvez quem sabe mais cabelo no passado

Comentários

Casa RaSena disse…
olá, Paulo Celso,
adorei este post -
vivemos tantas oposições dentro de nós mesmos.
que bom que, na vida, podemos mudar de idéia, para crescer, amadurecer.
aproveito para te desejar um 2010 com muitas alegrias e muito sucesso para vc e sua família.
abraços e fica com DEUS!
disse…
Olá Paulo,

que 2010 seja pleno pra ti de paz, amor e esperança,
que em 2010 estejamos juntos a cada dia nossas vida!
Beijos1
Unknown disse…
Grande mestre, passar pelo seu blog é, sem dúvida, algo que me faz bem, pois vejo que como à vinte anos a sintonia de idéias continua rsrsrsrs...
Grande abraço e uma bomba de amor de um cara que te respeita muito.
Piemontesquieu disse…
A questão do “Eu” é sempre difícil responder...mas o que vemos são vários “eus”, todos “eus” que foram e não voltam, creio que se pegarmos hoje, podemos dizer que foi todos, será nenhum e é um pouco de cada, mas sempre lembramos que nunca somos o mesmo “eu”, já que cada dia nasce um “eu” diferente em nós. Mas com certeza o “eu” que és hoje, é o mais sábio de todos.

Postagens mais visitadas deste blog

Música de louco?

Um Conto Taoísta

Cadáver Sobre Cadáver