Automobilismo e Zen?


É uma comparação estranha mas vou arriscar.

A meditação andando (Kinhin) é uma prática bastante utilizada na escola Zen. O objetivo não é a pressa ou alcançar algum lugar externo, é uma caminhada de percepções do próprio corpo e de apurar gradativamente, ou não os vários sentidos.
Observando uma competição de automobilismo, os pilotos e suas equipes fazem praticamente a mesma coisa, claro que com objetivos completamente antagônicos, mas sem dúvida com uma grande disciplina. Não andam; Correm, correm, correm, para não irem a lugar nenhum, não saem do lugar, terminam exatamente onde começaram, testam seus "limites" ao máximo.
Talvez por isto é uma competição com muitos telespectadores. Na inconsciência o que estão assistindo é um Kinhin, (torto é claro), onde a disputa é pela primeira colocação, onde o ego transborda no momento do podiun, o que importa é quem foi o "primeiro"!
Quem sabe, num momento do tédio alguém se lembre que num circulo não há primeiro ou último; Com objetos em movimento o primeiro, meio ou último estão na verdade na mesma posição. Não há vencedores, só participantes.
Dias e dias em círculos.



Imagem de: F1 Brasil Challenge

Comentários

Anônimo disse…
A meditação andando para alcançar nossas percepções, ou percebe-las muitas vezes também não nos deixa mais livres? A medida da disciplina é a mesma,seja lá qual for o objetivo? E será que nossas mentes não andam em círculos também?Esse sim , no sentido de não encontrar um eixo de equilíbrio, mesmo que se procure? Fico confusa, apesar de ter gostado bastante da comparação metafórica.Arrisque um outro arranjo para mim.Vou gostar

Anne
Paulo Celso disse…
Não existe mais liberdade ou menos; Simplesmente não existe.
Num mundo físico em que vivemos qualquer análise de liberdade esbarrará em um outro contato, este contato dará ou não "passagem", ou seja este plano no qual acreditamos estar vivos é totalmente limitado. Por mais que eu queira não passarei por uma parede, ou voarei, ou terei convívio com golfinhos dentro d'água.
A iluminação é o ato de não mais vivermos dentro desta limitação.
Anônimo disse…
Linda Páscoa "zen" pra ti! =]

Postagens mais visitadas deste blog

Música de louco?

Um Conto Taoísta

Cadáver Sobre Cadáver