segunda-feira, 20 de abril de 2009

Alunos X Professores


Conversando com colegas na sala dos professores, surgiu como sempre, o assunto, dos alunos tratarem muito bem os professores fora da sala de aula, fora da escola, Alguns professores chegam a dizer que não são as mesmas pessoas, pois, são amáveis, educados. Existe uma transformação fabulosa assim que alguns alunos colocam os pés dentro da escola. Sem dúvida há uma transformação na forma como se comportam.
Muitos de nossos colegas professores não entendem exatamente a causa de tamanha transformação.
Bem, pelo meu ponto de vista não é uma causa, mas várias, quase intermináveis, tentarei colocar alguns pontos que acho importantes.
Primeiro: Quase nunca o aluno ataca a pessoa do professor, ( sei que é difícil para muitos acreditarem nisto), mas a maioria dos jovens atacam o que ele representa dentro da instituição, ou seja ele não é mal educado com "Fulano ou Beltrano" especificamente, pois se trocarem ou melhor substituírem o professor o "problema" continuará.
Segundo: Nenhum aluno ou professor se escolhem. Quero dizer que para um bom relacionamento humano é preciso ter afinidades, principalmente na educação. Afinidades demandam muito tempo de reconhecimento, ( uma espécie de namoro ), o tempo não é suficiente, ou o professor ministra suas aulas (e é cobrado por isto), ou reconhece e trabalha a parte emotiva de seu educando.
Terceiro: Está relacionado ao segundo. Afetividade, trabalhar a afetividade do profissional e do aluno, para minha visão de mundo é o mais importante, para que uma educação, formal ou não tenha sucesso.
Sem afetividade não há educação.



Voltarei e continuarei nossa conversa, é só o começo.
Postar um comentário