O Budismo e o Tempo



Quando nossa mente está alerta tudo pode ser usado para ajudar em nossa prática.


Em casa nós temos uma gata toda branca, que aliás ela quem nos procurou com certa insistência, afinal este ser foi quem nos adotou e não o contrário, uma bola de pelos brancos, bagunçando todo o esquema da casa. - Bem ,vocês vão me perguntar, mas afinal,aonde fica o Budismo e o tempo?

Para nós budistas o tempo praticamente não existe, velho, novo, real, irreal... - O tempo não é contado de maneira linear absoluta, podemos estar aqui com 50 anos e nossa mente em outra dimensão aos três por exemplo.

Voltando à gata aqui de casa o termo da relatividade do tempo é facilmente compreendido. Este pequeno animal tem 6 anos de idade para nós, mas para ela em termos biológicos já é uma senhora de meia idade. Apesar dos 6 ou dos 50 anos, a forma com que esta felina interage com o mundo é o mesmo de quando apareceu aqui em casa com 3 meses de idade. Afinal, qual é o verdadeiro tempo de vida deste animal; 3 meses, 50 ou 6 anos, são todos juntos ou separados, em que tempo ela se apega?

Dei este exemplo para podermos refletir de que a forma como nos sentimos no mundo é o que conta. Um popular Koan Zen já perguntava. “ Qual era a forma do seu rosto antes de seus pais nascerem?”.

Comentários

Paulo Celso disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Sutil, Paulo! O tempo que pensamos viver está na raíz do nosso racional.Mas qdo o nosso inconsciente se revela, ele não demarca o tempo, nem o espaço.Chego até a me perguntar o que seria esse tempo demarcado se a rotação da terra fosse outra?Quantos anos nos daríamos ou teríamos?Isso não faz diferença qdo o importante é querermos viver o tempo. E para acrescentar gostaria de lembrar a definição de inferno para Dante:"O lugar onde as coisas nunca mudam." Portanto, o tempo tem que alcançar a nossa felicidade e não nós a ele.Que ele corra ou pare, nós pensamos nisso.Para um ser que só sabemos dizer que é "irracional" ele apenas o vive.
Anne
Paulo Celso disse…
Sutileza faz parte da cultura Zem
Anônimo disse…
Oi Paulo!
Tenho uma gata branca também que cuidou de mim na minha depressão com 50 anos e hoje ela interage comigo aos seus 6 anos. Isso é maravilhoso e inesquecível.
Dedé
Anônimo disse…
Realmente o comentário é muito interessante ! e nós temos que nos sentir bem e ter confiança para viver o mundo afora.
Aquela história de que o mundo vai acabar daqui uns 3 dias, realmente é verdade. Conheço uma pessoa que dizia isso e o que aconteceu?Essa pessoa faleceu, então para ela o mundo realmente acabou.Seria bom se não tivesse-mos relógio e calendário, porque nós estamos vivendo em torno deles e muitas vezes isso atrapalha bastante não conseguimos relaxar um pouco porque não podemos chegar atrasado no trabalho.Mas se isso acontecer,o mundo para você acabou,afinal, mesmo quando você esta sem fazer nada o resto do mundo não para.
Mesmo assim temos que nos sentir bem , porque estamos sujeitos a cometas, meteoros explosões nucleares etc. Então sua conclusão está certa.

Paula

Postagens mais visitadas deste blog

Um Conto Taoísta

Música de louco?

Cadáver Sobre Cadáver